5 dicas de como fazer churrasco
1) Escolha a carne para o churrasco perfeito
Escolha pela cor. Aliás a carne quando fresca é bem vermelha, se ela estiver escura é sinal de que está já há muito tempo no mercado. Se a sua opção for a picanha, compre peças pequenas. A picanha com mais de 1,1 kg inclui partes de coxão duro.
2) Coloque sal na hora certa
Jamais salgue a carne de véspera. Isso faz com que o sal sugue os líquidos da carne e deixe o churrasco seco. O ideal é espalhar sal grosso (na carne e na gordura) cinco minutos antes de assar. Não esqueça de bater o excesso. Ah, e na hora de bater o sal, nada de usar a faca e comprometer o fio. Use um batedor de sal.
3) Tenha duas temperaturas
Arrume o carvão de forma a conseguir duas temperaturas na churrasqueira. Como fazer isso? Disponha o carvão em forma de uma pirâmide, a dez centímetro dos espetos. No topo da pirâmide você terá uma temperatura mais alta, para dourar a carne, e no canto oposto uma mais baixa, para cozinhar lentamente.
4) Comece pela gordura
Assim que colocar a carne na churrasqueira, asse primeiro com a parte da gordura para cima. Isso fará com que a gordura derreta e penetre a carne, deixando-a suculenta e saborosa. Outra dica é fazer incisões na gordura em um quadriculado, mas sem chegar à carne, para ajudar a soltar o sabor.
5) Saiba quando virar o espeto
Depois que a parte de baixo estiver dourada, você já pode virar a gordura novamente para o fogo. A ideia é impedir que o calor penetre na carne e que ela asse lentamente.
De maneira alguma fure a carne nesse momento, isso fará com que os sucos da carne se percam. Se você estiver fazendo o churrasco na grelha, use um pegador e evite o garfo para não furar a carne.
E sabe aquele gosto ruim de defumado que às vezes fica na carne? Conforme os pingos de gordura caírem no fogo, procure espalhar as cinzas do churrasco anterior sobre o carvão. Dessa forma você fará com que a fumaça diminua.